Blog

torce, retorce, distorce...

No princípio era o aço.

O aço aço,

o inquebrantável superaço...

Edda Malli é uma artista austríaca, já septuagenária, de vasta trajetória no estudo das artes plásticas. Dotada de agudo senso de observação crítica, acumula um saber e inteligência que surpreendem por suas considerações estéticas inquietantes, quebrando tabus e questionando valores estabelecidos.

Tornar leves ferro e aço como se fosse destino seu flutuar no ar, eis a transfiguração operada por um avião e por Omar Franco.

Acompanho o trabalho de Omar Franco desde a migração da pintura para a escultura. Não poderia ser diferente, pois quando escolheu trabalhar com aço, Omar se entregava a um mundo de grandes possibilidades e o aço se tornou a extensão do seu corpo e alma.

A escultura atingiu maior significação para a estética da Modernidade seguindo os passos da pintura, que lançou-se num abismo para chegar à autonomia de linguagem. Uma das marcantes rupturas ocorridas no momento moderno originou-se da busca de uma pintura objeto, sem nenhuma referência a algo reconhecível fora do próprio quadro, como se deu com o "Quadrado Negro Sobre Fundo Negro" de Kazimir Malevich (1917). Conceitos de pintura dessa natureza vieram provocar em outras linguagens artísticas e principalmente na escultura a necessidade de mudanças definitivas.